FAQ Você quer ser cooperado? Tire suas dúvidas.

🍀 O que é uma cooperativa?
A Coopercolo é uma sociedade constituída por médicos para o exercício de suas atividades laborativas ou profissionais com proveito comum, autonomia e autogestão para obterem melhor qualificação, renda, situação socioeconômica e condições gerais de trabalho.

🍀 Quantas pessoas participam e como decidem?
Não há um limite de sócios e nossas decisões são baseadas em assembleias. A regulamentação das Cooperativas de Trabalhos é determinada pela Lei 12.690/2012.

🍀 O modelo de cooperativismo médico é algo novo?
O cooperativismo no ramo da saúde foi criado no Brasil, ou seja, é um modelo genuinamente brasileiro. A primeira cooperativa de saúde surgiu nos anos 60, quando um grupo de médicos do município de Santos, em São Paulo, se uniu. Desde então, o modelo foi se espalhando pelas regiões brasileiras e também para o exterior. Segundo a Federação Nacional das Cooperativas Médicas – Fencom, que reúne 43 cooperativas no Brasil, pelo menos 20% dos 250 mil médicos brasileiros já são associados às cooperativas de saúde. A Coopercolo tem atualmente quase nove anos de atuação e 273 cooperados.

🍀 Por que participar da Coopercolo?
Há muitos benefícios, entre os quais podemos citar:

  • Ganho de escala que propicia melhores acordos;
  • Eliminação de intermediários nas negociações;
  • Garantia de honorários justos, com reajustes;
  • Forte identidade entre os membros: interesses em comum;
  • Participação nas decisões: você é um dos donos;
  • Programa #GlosaZero: controle de perdas financeiras;
  • Gestão democrática e transparente.

🍀 O que significa eliminar intermediários das negociações?
Significa que a Coopercolo negocia de modo ininterrupto com os planos de saúde em benefício dos cooperados, por tabelas de honorários compatíveis com os serviços e reajustes anuais. Atualmente, temos relacionamento com 19 convênios, sendo 16 contratos assinados e três acordos verbais. E este número não para de crescer.

🍀 O que é preciso para ser um cooperado?
Para ingressar, o primeiro passo é querer. A adesão voluntária é um dos princípios que regem nosso modelo. A Coopercolo está aberta para todas as pessoas que queiram participar, desde que estejam alinhadas ao nosso objetivo econômico, dispostas a assumir responsabilidades como membro e cumpram com as exigências legais. Não existe qualquer discriminação por sexo, raça, classe, crença ou ideologia. Confira aqui como cooperar.

🍀 Tenho uma empresa médica. Posso cooperar?
Sim. A Coopercolo é uma cooperativa e tem permissão de admissão de pessoa jurídicas. Para isso, todos os sócios têm que ser cooperativados e o objeto da empresa deve ser compatível com a cooperativa: Código 8610101 – Atividade de Atendimento Hospitalar. Confira aqui como cooperar.

🍀 Como funciona esse modelo de gestão?
A Coopercolo é uma organização democrática controlada por todos os seus membros, que participam ativamente na formulação das políticas e na tomada de decisões. Os representantes oficiais, membros da Diretoria, são eleitos por todo o grupo. Além deles, há um Conselho Fiscal que fiscaliza o cumprimento de todas as regras legais do cooperativismo. Conheça aqui nossos diretores, conselheiros e associados.

🍀 Como funciona a participação econômica dos membros?
Os membros contribuem equitativamente para o capital da organização. Os excedentes da cooperativa podem ser destinados às seguintes finalidades: benefícios a todos os membros, apoio a outras atividades aprovadas pelos cooperados ou para o desenvolvimento da própria cooperativa. Tudo sempre decidido democraticamente.