Inovação marca 10º Encontro de Comunicadores Cooperativistas

Profissionais de comunicação das cooperativas baianas estiveram reunidos na décima edição do Encontro de Comunicadores Cooperativistas da Bahia, realizado na sexta-feira, 4 de novembro, em Salvador. O evento foi promovido pelo Sescoop/BA e contou com apresentação relacionada à área no Sistema OCB, de case de marketing aplicado e workshop voltado para a inovação. O encontro reuniu jornalistas, publicitários, relações públicas, administradores, profissionais de marketing e rádio e TV, além de outros que fazem a comunicação dentro das cooperativas baianas.

O objetivo da edição deste ano foi de reaproximar todos os envolvi  dos para fortalecer a comunicação no cooperativismo baiano. Após dois anos on-line, em função da pandemia de Covid-19, as atividades retornaram ao formato presencial neste ano. Na abertura do encontro, José Alberto Batista, superintendente do Sescoop/BA, agradeceu a presença das cooperativas participantes e enfatizou a importância estratégica da atividade de comunicação para promover o trabalho realizado pelo cooperativismo baiano, tanto no crescimento econômico, quanto no desenvolvimento social do estado.

 

A gerente de Comunicação e Marketing do Sistema OCB, Samara Araújo, apresentou as ações de comunicação coordenadas pela Unidade Nacional com destaque para insigths atuais percebidos na prática comunicacional, produtos de divulgação disponibilizados às cooperativas e toda sociedade e a campanha SomosCoop 2022. “Acho muito rica a possibilidade de poder encontrar, conversar, estar junto com as cooperativas. Principalmente para nós que estamos na Unidade Nacional, porque permite compartilhar os desafios, trocar experiências, aprender junto com as Unidades Estaduais que estão mais próximas das cooperativas. Isso nos dá um significado, um propósito maior para nosso trabalho, e nos alimenta com novos desafios, com as considerações, com os comentários e com o feedback que recebemos também de quem está participando destes encontros. Nós podermos também, apresentar nossas estratégias, iniciativas que são feitas para fortalecer o cooperativismo é um momento muito importante, porque nossas ações só fazem sentido, se elas chegam às cooperativas e são abraçadas por elas. Não tem propósito nenhum se nós fizermos uma iniciativa de comunicação que não faça sentido para as cooperativas”, explicou a gestora da área na entidade nacional do cooperativismo.

A possibilidade de alinhamento de ideias visando uma melhor divulgação do cooperativismo propiciada pelo encontro foi lembrada por Cergio Tecchio, presidente do Sistema Oceb. “No Sistema Oceb consideramos a comunicação extremamente importante, pois nos comunicamos com o público externo e com o público interno. E a nossa relação com as cooperativas é de informações que recebemos, informações que enviamos e, em razão disso, precisamos primar pela qualidade de tais informações. Também temos o compromisso de divulgar para a comunidade o cooperativismo baiano e a essência do nosso modelo de negócios. Conclamo para que todas as cooperativas e todos os comunicadores se engajem no sentido de tornar o cooperativismo conhecido no estado”, finalizou ao citar a dimensão do encontro na atual edição.

MARKETING A SERVIÇO DA COMUNIDADE

Em meio a um dos períodos mais desafiadores da humanidade e de escassez de atividades e recursos devido à pandemia de Covid-19, e em especial ao setor de eventos e entretenimento, a cooperativa Unimed Sudoeste, situada em Vitória da Conquista, desenvolveu um festival musical para apoiar os artistas locais. Iniciado em 2020, com premiação em dinheiro e gerando visibilidade aos músicos participantes por meio de lives, o evento se consolidou no ano seguinte como o Festival de Arte e Música da Unimed Sudoeste (Famus). A ação desenvolvida, vem potencializando, desde então, a divulgação da cultura da região e gerando engajamento nas redes sociais e mídia espontânea para a cooperativa de saúde conquistense, que estimula a participação da comunidade, a partir de campanhas de votação nos artistas preferidos.

A experiência e resultados do evento, foram apresentados para os presentes no Encontro de Comunicadores Cooperativistas, por Luan Farias, analista de comunicação da Unimed Sudoeste, que também destacou outras ações de marketing com repercussão junto à comunidade local. Exemplos são o patrocínio às equipes de futebol masculino e feminino, o apoio às vítimas das chuvas no Sudoeste baiano no início deste ano, via campanha em ação de intercooperação com cooperativas das localidades atingidas e o espaço exclusivo em um dos maiores festivais de música do interior do país.

“O Encontro de Comunicadores foi muito importante para eu poder trocar experiências com comunicadores de outras cooperativas, já que todos nós temos uma realidade parecida. A partir disso, mostrando nossos problemas, nossos desafios, outras cooperativas compartilhando soluções encontradas, acaba sendo benéfico para trazermos conhecimento para aplicar em nossa cooperativa”, explicou o analista de comunicação da cooperativa de saúde Unimed do Sudoeste da Bahia.

COMUNICADORES INOVADORES

Para debater assuntos atuais a partir de tendências, desafios, oportunidades e exigências esperadas dos profissionais de comunicação em atuação no mercado, o Sescoop/BA contratou o doutor em Inovação, Alexandre Garcia, para conduzir o workshop “Comunicadores Inovadores”. A partir de uma proposta de autoavaliação, acompanhada de apresentações temáticas e dinâmicas de grupo, os participantes foram provocados a refletirem sobre nove tópicos abordados e que permeiam o dia a dia dos profissionais da atualidade.

Edvan Lessa, comunicador do Sicoob Norte Sul, elogiou a iniciativa e a possibilidade de interação com outros colegas da área. “Eventos como esse conectam os profissionais de comunicação das cooperativas a reflexões sobre soluções possíveis para problemas reais. Foi muito agregador observar mais de perto as nuances das práticas em comunicação pelo estado e ver, também, aquilo que se aproxima da minha própria vivência. Acredito nos benefícios dessa sinergia entre comunicadores. Um efeito disso é inspirar para que outras pessoas conheçam e vivam o cooperativismo de um jeito único e transformador para elas”, concluiu o analista de marketing.

A administradora, Antonia Costa, da Cooperativa de Coloproctologia e Cirurgia Geral, Oncológica, Ginecológica e do Aparelho Digestivo da Bahia – Coopercolo aproveitou a oportunidade para diversificar os conhecimentos e fez um balanço do evento cooperativista. “O que posso afirmar é que o encontro foi espetacular. Na primeira palestra com Samara Araújo da OCB, a mesma deixou a lição que enquanto profissionais do cooperativismo, temos de ser detentores de três posturas para mostrar nosso diferencial: ter propósito em tudo que fazemos; ter reputação, pois é a base da confiança; ter bom comportamento, visto que ele nos define, e, agindo assim, constituiremos pessoas unidas por um propósito, onde todos só tem a ganhar dentro da cooperativa, com a lição mais importante, respeitando as pessoas e pensando sempre no coletivo. Já o professor Alexandre Garcia, mostrou o quanto é importante agregarmos valores, diferenciais, sermos protagonistas da nossa história, não ser igual a ninguém, enxergar os vários pontos de vista, entender do negócio o qual estamos inseridos, para com certeza, só termos resultados positivos”, elencou a participante da cooperativa de saúde de Salvador.

Por HUXLEY BRUNO / Ascom Sistema Oceb