Simulação como alternativa e ensino e tratamento

O Ensino Médico Baseado em Simulação (EMBS) representa um novo paradigma para o ensino na área da saúde, buscando habilitar profissionais de maneira prática e segura para atuar em situações e procedimentos que fazem ou farão parte de sua prática clínica diária. Nesses cenários, o profissional em treinamento adquire uma postura ativa no aprendizado, com maior retenção de conhecimento, que se traduzirá em melhora no desempenho e segurança no atendimento aos pacientes.

Para tanto, são reproduzidas situações clínicas em ambientes criteriosamente preparados, evocando aspectos da realidade médica, para interagir com situações comuns ou mesmo infrequentes, com objetivo de mimetizar experiências com pacientes reais. O método possibilita também o treinamento do atendimento em equipe, bem como a análise comportamental de cada membro envolvido e a posterior discussão do cenário (debriefing).

Atualmente, essa técnica pedagógica é reconhecida como uma das mais eficazes ferramentas para o treinamento e aprimoramento de atividades que envolvem riscos, como aquelas exercidas pelos profissionais de saúde.

As técnicas de simulação têm se expandido rapidamente, graças ao desenvolvimento de simuladores e equipamentos que reproduzem os mais diversos cenários e comportamentos do corpo humano frente a distintas condições clínicas.

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